Livro Ajuda a Mata Atlântica Fluminense (19/05/2009)

Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Solos, CEPERJ, Instituto BioAtlântica, Instituto Biomas, e UERJ lançarão o livro Estratégias e Ações de Conservação da Biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro no dia 27 de maio, às 11h, no Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico. O livro é o resultado de quatro anos de intenso trabalho da equipe e tem como propósito contribuir para reverter o quadro de degradação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, de forma a preservar sua valiosa biodiversidade.

Mais do que formular estratégias para conservação com apenas elementos da fauna e flora, a análise do cenário atual e o encaminhamento de propostas foram realizados com base em uma abordagem integrada e sistêmica das dimensões biológica, econômica, social, ambiental e político-institucional. A análise dos dados considerou o modelo Pressão-Estado-Resposta que se baseia em um conceito de causalidade: as atividades humanas exercem pressão sobre o ambiente, alterando sua qualidade e a quantidade de recursos naturais, ou seja, alterando seu estado. A sociedade responde a essas mudanças mediante políticas ambientais, econômicas ou setoriais (a resposta da sociedade).

As estratégias e ações para a conservação da biodiversidade tomaram como base um recorte regional considerando as novas dinâmicas do estado e as especificidades de cada região. Na execução do projeto, foi realizado um workshop que envolveu mais de 100 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento de múltiplas instituições.

Pretende-se com os resultados, fornecer informações e propostas de ação para subsidiar as políticas para a conservação, a disseminação das informações e o suporte para o planejamento do uso da terra e a proteção dos remanescentes florestais e da biodiversidade do estado do Rio de Janeiro.

As estratégias selecionadas visam o fortalecimento do sistema de Unidades de Conservação, a gestão da paisagem, a melhoria da qualidade de vida e geração de renda, a educação, o aumento da percepção ambiental, o envolvimento da sociedade civil e o fortalecimento da governança local, a ampliação do conhecimento existente sobre o ambiente e seus processos e a efetividade da fiscalização.

Informações para imprensa
Carlos Dias (MTb. RJ 20.395)
Embrapa Solos
Tel:(21) 2179-4578 
     (21) 9618-7735


Prosa Rural: Programa de rádio produzido pela Embrapa
Participe do próximo programa Dia de Campo na TV