Estágio

Aqui você encontra todas as informações sobre os Programas de Estágio de Curta Duração e Iniciação Científica oferecidos pela Embrapa Agrobiologia.

Nossa Unidade estabelece alguns critérios para estudantes que queiram participar do Programa de Estágio de Curta Duração . Antes de mais nada, é preciso que exista um convênio entre a Instituição do solicitante e a Embrapa ( qualquer uma das 40 unidades da Embrapa). Além disso, o estudante deve estar cursando ou ter cursado o terceiro semestre do curso de graduação. É preciso que haja, também, uma disponibilidade do pesquisador na área de interesse do estudante, fundamental para acompanhamento e orientação durante o período de treinamento. Pedimos que os estudantes mencionem a área de interesse no currículo.

A segunda etapa envolve o envio de documentação para o preparo de contrato entre as partes e a Instituição envolvida. São necessários os seguintes documentos: 

1. Declaração de matrícula

2. Histórico escolar

3. Cópia do Título de eleitor, CPF e carteira de identidade

4. Duas fotos 3x4

5. Comprovante de residência (conta de luz ou telefone)

6. Comprovante da última votação

7. Seguro de vida pessoal.

Uma ficha de solicitação de estágio será preenchida pelo pesquisador orientador e será encaminhada ao Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento para a aprovação e elaboração do contrato. Isto deve ser feito com antecedência pois o treinamento só ocorre após a assinatura do contrato pelas partes.

Já o Programa de Iniciação Científica é aberto a estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Biologia, Engenharia Florestal e Química. A seleção para a formação de cadastro reserva é realizada semestralmente.

A divulgação é feita através de edital e o processo seletivo é através de prova, que envolve conhecimentos básicos de química, biologia, bioquímica, genética, estatística experimental, interpretação de tabelas e figuras e conhecimento de língua inglesa (técnico). A nota mínima para ser aprovado é 5,5.

São necessários alguns requisitos para inscrição: estar cursando no mínimo o terceiro semestre do curso de graduação, apresentar IAA (Índice de Avaliação Acumulado) maior ou igual a 2,7 ou equivalente; ter no máximo 2 reprovações.

A Secretaria da Chefia de P e D é responsável por toda informação sobre esse processo seletivo. Mais detalhes pelo telefone (21) 3441-1505. 


Prosa Rural: Programa de rádio produzido pela Embrapa
Participe do próximo programa Dia de Campo na TV